Quem é a Fulô?

Oi gente!!! Bem vindos ao blog da Fulô Aromaterapia! Meu nome é Mari Moraes, sou mãe da pequena Serena. Sou carioca. Passei minha infância em Miracema, interior do Estado do Rio. Trabalhei no Rio de Janeiro durante muitos anos na área de cultura. Mas chegou um momento que essa carreira não fazia mais sentido pra mim. Esse ciclo se encerrou e comecei a fazer o caminho de volta. Mas essa história está nesse outro post aqui.

Abrindo a casa acho que, antes de mais nada, tenho que me apresentar para vocês. Os posts que vou compartilhar aqui no blog da Fulô vão trazer conteúdos curtos e acessíveis. Mas esse meu texto de apresentação, apesar de ser um super resumo, não ficou curto não, virou textão. Afinal, eu gosto mesmo de falar, de escrever, de contar a minha história. E quero que vocês me conheçam como uma amiga, daquelas que vocês não vêm a muito tempo mas conhecem muito bem e podem chamar sempre que precisarem <3

 

Chega mais…

Passei um período morando no interior da Bahia, me redescobrindo e me reencontrando. E foi na pequena cidade de Lençóis, na lindíssima e encantadora Chapada Diamantina, que despertaram as paixões que me colocaram hoje na Fulô: a aromaterapia, o feminino, a maternidade e a busca de uma vida mais natural possível, e, dentro disso, a cosmética natural. Como estava numa fase de estudos e descobertas, foi lá, em 2013, que fiz o curso de Introdução à Aromaterapia, com a professora Telma Insuela, certificado pelo IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia). E também o curso de formação de doulas, do grupo Gestação Consciente, com a querida (e fera) Marilídia Manhães Reis.

 

Como a aromaterapia chegou por aqui

Eu já amava os florais – fazia terapia floral há mais de 6 anos. Me interessava também por fitoterapia, mas acabei nunca me dedicando a uma formação nessa área. Ainda… está na minha lista de desejos, que são tantos…

O mundo aromático se abriu pra mim não somente no curso de introdução à aromaterapia, mas também no atendimento que tive com a Telma logo após o curso, no qual pude ver ainda mais de perto o poder incrível dos óleos essenciais. Já sabia do poder de cura da energia das plantas, mas com os óleos essenciais senti uma potência ainda maior, uma vibração ainda mais elevada e me encantei. Nesse atendimento me curei de problemas ginecológicos que me acompanhavam há muitos anos. Uma única aplicação do óleo essencial de fragônia, escolhido pela sensibilidade da Telma, liberou um grande trauma que estava registrado profundamente no meu campo energético e eu sequer identificava. E era esse trauma que fazia com que meus problemas ginecológicos fossem recorrentes.

A partir daí comecei a experimentar os óleos essenciais na minha vida e assim mergulhei no mundo aromático. Ainda na Bahia, fiz em 2014 o módulo I do curso Aromatologia na Saúde, com o mestre Fábian Laszlo – Diretor Geral do IBRA, um grande passo onde pude aprender como a aromaterapia atua nas questões físicas e doenças. Me apaixonei pela aromaterapia tendo contato com tamanho poder de transformação, tanto nas questões psicológicas e energéticas, como pelo uso deles como alternativa aos medicamentos e aos cosméticos industrializados.

 

Maternidade e feminino

O universo do feminino, da maternidade, gestação, parto, puerpério, do cuidado com crianças e bebês se abriu para mim bem antes de me tornar mãe. Não sei muito bem o que me levou até o curso de formação de doulas, mas alguma coisa me chamava pro cuidar do outro. Só tinha ouvido falar sobre o papel da doula por uma amiga que estava grávida, mas o cuidar de outras mulheres já me brilhava os olhos. O curso foi breve, mas tive noção do tamanho desse universo, do tanto de questões e assuntos que ele envolve e mais uma vez mergulhei num novo universo.

Fiz estágio no parto domiciliar em que nasceu o bebê Hare e os papais Jamile e Léo. Acompanhei e orientei à distância a gestação e nascimento de duas lindas Claras – a filha de Laís e Renato, e a filha de Lucimara e Leonardo. [obrigada queridos por partilhar comigo esse momento mágico <3]. E segui pesquisando, lendo e vendo mil vídeos, artigos, blogs, grupos, livros, estudando muito sobre gestação, nascimento e criação. E assim também a sementinha do desejo de ser mãe chegou ao meu coração.

Nessa mesma época tive contato com algumas terapias energéticas que me transformaram muito, me liberaram de diversas amarras e me ajudaram muito a chegar onde estou, sendo a pessoa que eu sou. Futuramente vou falar um pouco sobre essas alternativas pra vocês: Body Talk, Alinhamento Energético , Leitura de Aura, Theta Healing, Constelação Familiar.

 

Da Bahia – Minas, estrada natural

E de lá até aqui percorri um longo caminho, sempre me aprofundando, buscando novas fontes, novas formações. Fiz o curso de saboaria natural com a Monalisa, da Ewé, em Salvador, e segui pesquisando e estudando de forma autônoma a cosmética natural, e substituindo os produtos industrializados que usava. Até que em 2015 o ciclo na Bahia se encerrou. Voltei pro Rio, e de lá pra uma fase totalmente nova em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Foi nesse momento que me planejei para começar atuar como doula, em partos humanizados. Mas a vida me trouxe uma surpresa que adiou esse desejo: estava chegando a Serena, minha filhota linda que é a luz da minha vida. Aproveitando que ela estava na barriga, não podia começar a acompanhar nenhuma gestante, mas podia ampliar minha formação. Durante a gestação fiz o módulo II do curso Aromatologia na Saúde, com Fábian Laszlo em Belo Horizonte, e o curso de Educadora Perinatal pelo GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, em São Paulo.

Serena nasceu em janeiro de 2016, num parto planejado para ser domiciliar, mas que acabou em uma cesárea necessária. Longo assunto para um futuro post, no qual vou compartilhar com vocês essa experiência. Com ela ainda bem pequena, necessitando da minha presença e cuidados exclusivos, me dediquei à complementar minha formação com conteúdos online. Fiz o curso Pele de Pétalas, do aromaterapeuta e psicólogo André Ferraz. E assisti às incríveis palestras do ​II Congresso Internacional de Aromatologia e do I Congresso Internacional de Medicina Complementar Integrativa.

 

Juntando tudo…

Os estudos de aromaterapia se fundiram com a formação de educadora perinatal, e com a gestação e chegada da Serena. E foi assim, nessa confluência de formações e vivências, que meu interesse naturalmente se voltou ao uso da aromaterapia na gestação, parto e puerpério, para mulheres, mães, bebês e crianças.

Moramos um período em Juiz de Fora, num bairro distante do Centro. Serena nasceu e passou seus primeiros dois anos numa casa cercada de muitas plantas, árvores e animais – um cantinho muito especial onde ela cresceu de uma forma mais tranquila e em contato com a natureza. Foi também nesse cenário que nasceu a Fulô, esse empreendimento materno aromático, cheio de carinho e cuidado, com um olhar especial para a energia feminina e tudo que envolve o mundo materno.

 

Navegar é preciso….

Porém no final de 2017 tudo mudou. Eu e Serena nos mudamos pro litoral do Estado do Rio de Janeiro, pra cidade de Macaé. Avancei mais nas minhas formações com o curso DNA Básico, de Theta Healing, que tive a oportunidade de fazer duas vezes. Várias novas informações sobre como se formam nossos registros energéticos e como eles podem ser liberados e transformados estão chegando por aqui e trazendo uma grande revolução na minha forma de ver as terapias alternativas.

E completando fiz a tão aguardada formação Design de Cosméticos Naturais, também com a Mona Soares, da Ewé Alquimias, com quem eu já tinha feito a oficina de saboaria natural. Foi uma formação fantástica, que me abriu a possibilidade de desenvolver muito mais produtos, que estão agora em processo de desenvolvimento e chegarão a vocês jajá!

É isso…. vou ficando por aqui…. aguardem as novidades da Fulô pra 2018!

Desejo que o poder das plantas aromáticas também toque você e te traga uma vida mais leve e harmônica, repleta de saúde e bem-estar.

 

Mari Moraes
Meu nome é Mariane Moraes, mas pode me chamar só de Mari. Tenho 37 anos e sou mãe da Serena. A algum tempo busco opções naturais para uma vida com mais saúde e bem estar, e quero compartilhar aqui com vocês algumas coisas legais que descobri nesse caminho. Tenho cursos e formações em aromaterapia, terapia floral, cosmética natural, ginecologia natural, doula, educadora perinatal. Também sou aprendiz de Theta Healing, estudo o sagrado feminino e a ginecologia natural. Fui produtora e gestora cultural por 12 anos. Sou pesquisadora e brincante das culturas populares tradicionais brasileiras. Feminista, sensível aos direitos humanos e das minorias. Contra qualquer discriminação ou discurso de ódio. A favor do acolhimento e da sororidade. Sempre buscando vibrar positividade e gratidão. Co-criadora e responsável pelos meus caminhos. Sou carioca, passei a minha infância em Miracema - interior do Estado do Rio, e hoje Moro em Macaé – RJ. Seja bem vind@!